terça-feira, 6 de abril de 2010

Especismo, até que ponto temos este direito?


Até que ponto temos o direito de sermos a classe dominante do planeta?

O especismo é a relação entre as espécies humanas, animais, vegetais e porquê não, minerais.
Devemos evitar as desigualdades para com os demais seres vivos que dividem o espaço em nosso planeta. Estamos conectados com outros seres, ou seja, toda alteração feita na forma de vida animal ou vegetal de certa forma afetará o ecosistema. (Alguns filmes são exemplo para esta reflexão como “Avatar” e “Efeito Borboleta” (mostra como determinadas escolhas podem mudar nosso futuro. Também baseado na teoria do caos.)).


As formas com que o ser humano trata os animais muitas vezes supera a ignorância. Para algumas culturas os maltratos em alguns animais são sinônimo de diversão, para outras, não. E qual a razão então, para maltratar animais como os touros nos eventos de touradas? Será o mesmo maltrato que empresas produtoras de alimentos a base de carne bovina, suina ou peixes utilizam com seus animais? Os animais são seres sencientes, ou seja, eles têm capacidade emocional para sentir dor, medo, prazer, alegria e estresse, além de terem memória e, até mesmo, saudades.

O resultado do plantio de sementes transgênicas é um fruto estéril, ou seja, quando usamos sementes transgênicas para plantar, estas mesmas, quando germinadas e desenvolvidas, não mais servirão para novo plantio, isto afeta diretamente na forma natural da proliferação da espécie. Ex. dessa manifestação podemos utilizar o milho ou verduras como a alface que se proliferam através da ação do vento.

Devemos refletir sobre estas questões. São nossas ações hoje que trarão algum resultado para o futuro de nossa próxima geração.
Dica de vídeo para enriquecer o tema disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário