terça-feira, 6 de abril de 2010

O que é Ciência?

É o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona através da investigação racional ou estudo da natureza direcionando a descoberta da verdade, verdade esta que pode ser modificada através da Concepção Construtivista (Jeam Piaget). Durante muito tempo a Ciência foi vista de uma forma concreta e ordenada (Isaac Newton), mas através da concepção construtivista a Ciência se apresenta também na forma desordenada, baseada na Teoria do Caos de Albert Einstein.

São três as concepções de Ciência:

Concepção racionalista: estende-se dos gregos até o século XVII. Modelo de objetividade na matemática, procura provar a verdade de seus anunciados e resultados sem deixar dúvidas possíveis, também conhecida como hipotético-dedutiva, pois definia o objeto e suas leis e deduzia propriedades, efeitos posteriores e previsões. (René Descartes)

Concepção empirista: vai da medicina grega e Aristóteles (Filósofo) até o final do século XIX e afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitam estabelecer deduções e quando completadas oferecem definições do objeto, suas propriedades e leis de funcionamento, também conhecida como hipotético-indutiva, pois apresenta suposições sobre o objeto, realizava observações e experimentos e chegava a conclusão dos fatos, leis e propriedades. (John LocKe; Francis Bacon)

Concepção construtivista: considera a ciência como uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação desta própria realidade. Nesta definição o cientista combina a dedução, a indução e mais a ideia de conhecimento aproximativo e corrigível, desta forma, procura apresentar uma verdade aproximada que pode ser corrigida e modificada. (Jeam Piaget)

Método Científico:
É um conjunto de regras para desenvolver uma experiência a fim de produzir novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

Atitude Científica:
De acordo com Marilena Chauí o que distingue a atitude científica da atitude costumeira ou senso comum é que a atitude científica desconfia da veracidade de nossas certezas, da falta de curiosidade, ou seja, onde vemos coisas, fatos e acontecimentos a atitude científica vê problemas, obstáculos e novas oportunidades de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário