sábado, 20 de março de 2010

Dimensão Conceitual, Procedimental e Atitudinal - por Suraya Darido

Dimensão Conceitual é a forma do professor promover ao aluno o conhecimento de si mesmo, suas possibilidades de movimento e limitações, bem como as características das atividades físicas, as formas de realizar o exercício ou a atividade, as regras dos jogos ou modalidades esportivas. Podemos associar ao saber fazer. O exemplo de saber fazer determinado exercício, sua objetividade, a postura a ser adotada, o tempo de uso, etc deve-se ter atenção do saber fazer para atingir um resultado melhor esperado.

Dimensão Procedimental estabelece o fazer como forma de desenvolvimento ou seja, como arremessar, saltar, correr, receber uma bola por exemplo, chutar, procurar melhoria do movimento, o desenvolvimento motor do aluno.

Dimensão Atitudinal refere-se ao conhecimento de si mesmo, transmitir ao aluno as formas de auto-conhecimento, de como esse aluno se formará socialmente através de práticas esportivas. Tem as atitudes como doutrina. Como a pessoa deve "ser", se comportar perante a sociedade.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado, mim ajudou bastante. mais o desenvolvimento procedimental não visa somente o desenvolvimento motor do aluno abrange também nesse contexto a organização, sistematização de informações e o aperfeiçoamento. é uma dica valeu.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso estou estudando para prova e não tenho apostila , isso me ajudou muito, sobre este assunto resumiu tudo e bem explicado.

    ResponderExcluir
  4. Foi de muita utilidade essa explicação obrigado!

    ResponderExcluir
  5. parabens faz parte da minha substitutiva me ajudou muito

    ResponderExcluir