Após alguns estudos sobre “O que é Educação Física” e depois de muito debatermos sobre este assunto entendo que educação física é corpo, mente e movimento.
Com base nestas definições citamos algumas referências abaixo:
Podemos observar diferentes ângulos do que é ou pode ser a educação física indagando: O que é mais importante: A técnica ou a pessoa? Modelar ou formar? A disciplina ou a participação? Domesticar ou educar? (Oliveira. Vitor Marinho de, O que é Educação Física? 1995 pág. 10)
Educação do movimento, educação pelo movimento, educação do corpo, cultura do físico e esporte. Qualquer outra nomenclatura entrará no campo de atuação da educação física. a caracterísitca essencial da educação física é o movimento. Não há educação fisica sem o movimento humano, e isto a distingue das demais disciplinas. Os seus elementos são a ginástica, o jogo, o esporte e a dança. (Oliveira. Vitor Marinho de, O que é educação física? 1995 pág. 104)
Na época de Sócrates (século V a.c.) já se falava em escolas para desenvolver o raciocínio. É muito difícil - senão impossível - estabelecer limites entre a aprendizagem motora e o intelectual. Quando acontece a primeira geralmente está ocorrendoa segunda. (Oliveira. Vitor Marinho de, O que é educação física? 1995 pág. 91). Ou seja, a atividade motora apresenta também valores intelectuais.
Não é só a cabeça do aluno que tem que ser matriculada na escola, é também o seu corpo, isso estabelece um elo entre o movimento e o desenvolvimento mental da criança. (Freire. João Batista, Educação de Corpo Inteiro, 1997).
Após a discussão sobre estas definições o professor nos auxiliou a discutir sobre as abordagens da educação física pois não tem apenas uma única definição mas sim pontos de vistas e abordagens científicas que seguem abaixo:
Desenvolvimentista
Construtista
Critico Superador
Sistemica
Psicomotricidade
Saúde renovadora
jogos cooperativos
cultural
P.C.N.
Critico Emancipadora
Com base nestas definições citamos algumas referências abaixo:
Podemos observar diferentes ângulos do que é ou pode ser a educação física indagando: O que é mais importante: A técnica ou a pessoa? Modelar ou formar? A disciplina ou a participação? Domesticar ou educar? (Oliveira. Vitor Marinho de, O que é Educação Física? 1995 pág. 10)
Educação do movimento, educação pelo movimento, educação do corpo, cultura do físico e esporte. Qualquer outra nomenclatura entrará no campo de atuação da educação física. a caracterísitca essencial da educação física é o movimento. Não há educação fisica sem o movimento humano, e isto a distingue das demais disciplinas. Os seus elementos são a ginástica, o jogo, o esporte e a dança. (Oliveira. Vitor Marinho de, O que é educação física? 1995 pág. 104)
Na época de Sócrates (século V a.c.) já se falava em escolas para desenvolver o raciocínio. É muito difícil - senão impossível - estabelecer limites entre a aprendizagem motora e o intelectual. Quando acontece a primeira geralmente está ocorrendoa segunda. (Oliveira. Vitor Marinho de, O que é educação física? 1995 pág. 91). Ou seja, a atividade motora apresenta também valores intelectuais.
Não é só a cabeça do aluno que tem que ser matriculada na escola, é também o seu corpo, isso estabelece um elo entre o movimento e o desenvolvimento mental da criança. (Freire. João Batista, Educação de Corpo Inteiro, 1997).
Após a discussão sobre estas definições o professor nos auxiliou a discutir sobre as abordagens da educação física pois não tem apenas uma única definição mas sim pontos de vistas e abordagens científicas que seguem abaixo:
Desenvolvimentista
Construtista
Critico Superador
Sistemica
Psicomotricidade
Saúde renovadora
jogos cooperativos
cultural
P.C.N.
Critico Emancipadora
Importante: a Educação física também se mnodificou devido ao:
- Higienismo: relação da prática de ginástica com a higiene, tinha a influência da medicina por isso a idéia de que a Educação Física é Saúde.
- Eugenismo (1830/40): baseada na alteração da raça, ou seja, o modelo de homem ideal era da raça branca, o europeu.
- Militarismo (1940): Política do Pão e Circo (se você estivesse alimentado e confortável você tinha sua atenção desviada e assim não percebia a atuação do governo militar sobre os brasileiros dessa época que sofriam sobretudo com a falta de informação adequada.
Na transição do higienismo, eugenismo e militarismo aparece João Paulo Subirá Medina e cita a crise que precisa acontecer para revolucionar a educação física.
olá Emerson! começou muito bem!!!!
ResponderExcluiraí vão as orientações:
- Estabelecer as relações entre as temáticas trabalhadas durante o semestre;
- Relacionar as temáticas com o seu cotidiano;
- Senti falta de muitas das temáticas trabalhadas;
- Utilizar mais vídeos/imagens;
- Cuidado com a cópia de internet.
Harrah's Resort Atlantic City - Mapyro
ResponderExcluirHarrah's Resort Atlantic City This property is not a hotel. 여수 출장샵 Harrah's 김해 출장샵 Atlantic City Hotel and Casino. 남원 출장샵 This property 제천 출장샵 is not 상주 출장안마 a hotel.