domingo, 14 de março de 2010


Estudo sobre o Lúdico relacionado ao Filme Filhos do Paraíso

Um de nossos estudos sobre o Lúdico associou o tema com o filme Filhos do Paraíso do diretor Majid Majidi onde o menino Ali de 9 anos de família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra e um dia perde o único par de sapatos da irmã enquanto fazia compras para sua mãe que estava doente e come medo de tomar bronca de seus pais, começa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, enquanto um Azra retornada da escola Ali aguardava descalço para pegar o tênis, durante esta passagem do filme nota-se um jogo entre eles com regras (aguardar um ao outro e não contar para seus pais, espaço (ir e voltar da escola) eram livres para fazer isso portanto faziam isso durante o “tempo” que eles designaram, etc...


Além do filme Filhos do Paraíso utilizamos 2 vídeos amadores (de situações rotineiras) onde pudíamos visualizar o lúdico implícita e explicitamente.

Nesses vídeos podemos visualizar o lúdico implícito onde vemos representantes de uma igreja chamados de Odebe Edon cultuando Jesus Cristo através da música, representada pela bateria dessa comunidade onde vemos o lúdico na forma de transmitir uma mensagem onde as regras estão em ouvir e seguir o grupo, o espaço e tempo definidos na praia onde localizavam-se, para aquele grupo víamos que era livre e que era alegre pois dava-lhes prazer no que faziam.

No segundo vídeo vemos o lúdico na forma explícita onde crianças brincam no parque com uma bola de vôlei mas utilizam uma barra para exercício como rede de vôlei... há regras, espaço e tempo definidos, é livre, é prazeroso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário